terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Curso de Jornalismo na FURB: nova tentativa

Fevereiro de 2013. O reitor João Natel deu andamento a um dos seus projetos, já tornado público com ênfase em algumas ocasiões: designar uma Comissão Especial visando a implantação do curso de Jornalismo na FURB (Portaria 095/2013). 

O anseio é antigo e as comissões anteriores bateram na trave - a primeira instalada em meados da década de 90. Até porque a iniciativa, para vingar, exige enfrentar inúmeras questões já colocadas no passado como a ampliação dos atuais laboratórios do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), adesão do departamento e o lançamento de um curso muito bem estruturado diante da concorrência - já são 13 cursos de Jornalismo só no nosso Estado, segundo o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). 

Além disso, a comissão deverá reavaliar o interesse do público após o fim do diploma superior - pelo STF - para exercer a profissão (embora o mercado prefira os diplomados, segundo o Guia do Estudante) e o modelo do curso em meio às novas mídias digitais e do chamado "jornalismo cidadão", que ampliaram radicalmente a carga de interatividade (muitas vezes furando, dispensando ou mesmo agitando a própria imprensa que tem essa missão de filtrar informação, fontes e expor os fatos com verdade, isenção e critérios profissionais regidos por um Código de Ética salvaguardado pela Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj). 

E, principalmente, a comissão terá de lidar com outros temas sempre candentes na Universidade como divisão de orçamento,  hora docente e por que não, acomodação do jogo interno de forças... Ou seja, mas uma vez teremos posições (nem sempre claras) a favor e contra o curso de Jornalismo na FURB, o que no fim das contas é salutar, embora não explicitado devidamente nas ocasiões anteriores.

Um detalhe de como a questão é complexa: no FIC FURB (hoje Interação) de 2001 uma simples proposta de curso de Jornalismo foi a grande vedete na inscrição dos secundaristas, que ouviram palestras de profissionais da casa e do mercado. Mesmo assim, não emplacou. Havia todo tipo de justificativa, como as citadas acima. Até outra, que era recorrente no passado: é bom ter alunos de jornalismo "cavando" informações (nem sempre positivas) pela academia? Mas como estamos em plena vigência da Lei de Acesso à Informação (que vem escancarando as instituições públicas) e pela própria postura de maior transparência dos gestores da FURB, esse não seria um impedimento.

Enfim, importante relembrar esses acontecimentos para toda comunidade acadêmica. E que nossos representantes na Comissão Especial e no Conselho Universitário tomem a melhor decisão. A comissão é bem representativa e forte, com profissionais gabaritados de dentro e de fora da FURB. Será interessante acompanhar esse processo. Amanhã, às 17 horas, a comissão se reúne com o professor Natel na Reitoria.

Leia na íntegra: 
PORTARIA N° 095/2013, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2013 

Designa Comissão Especial visando a implantação do Curso de Jornalismo na FURB. 
O Reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, no uso de suas
atribuições legais, DESIGNA os representantes da(o)

1. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante – PROEN
Professora KARLA LUCIA BENTO
Técnico-Administrativa LEONIR MARTINS PEREIRA

2. Centro de Ciências Humanas e da Comunicação - CCHC
Professora CYNTHIA MORGANA BOOS DE QUADROS
Professora Doutora ROSEMERI LAURINDO

3. Coordenadoria de Comunicação e Marketing - CCM
Técnico-Administrativa MARCIA LUCI DA COSTA

4. Rádio e Televisão Educativa
Chefe de Jornalismo SCHAYLA KURTZ JURK

5. Comunidade Externa
Jornalista EVANDRO DE ASSIS – Editor Chefe do Jornal de Santa Catarina
MARIANA PAULA DA SILVA (Suplente) – Editora de Produção do Jornal de
Santa Catarina

para, sob a Coordenação da Professora Doutora Rosemeri Laurindo, constituírem a Comissão
Especial visando a implantação do Curso de Jornalismo na FURB.
Blumenau, 20 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário